Na renda fixa, as regras de rentabilidade são conhecidas antecipadamente. Além disso, essa classe apresenta um retorno limitado, mas os riscos são menores. Assim, ela pode ser interessante para diferentes investidores

Continue lendo e saiba mais…

Com os planos para um novo ano, é comum se perguntar onde investir dinheiro para alcançar os resultados financeiros desejados. Então conhecer o melhor investimento para os seus objetivos em 2022 permite começar a se preparar para identificar e aproveitar oportunidades.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção para considerar os aspectos que são realmente relevantes. Com uma análise completa, você tem a chance de definir a configuração de carteira que faz mais sentido para as suas características

O ano de 2022 já tem a promessa de alta de juros, conforme apontou o informe do Banco Central divulgado no mês de dezembro. Por isso, os investidores já podem traçar planos, ao menos para este começo de ano, de forma mais assertiva, destacam os especialistas ouvidos pelo UOL.

Além da renda fixa, há ainda a perspectiva de que o ano possa render bons frutos na Bolsa de Valores. Quem gosta de risco, por exemplo, pode encontrar boas oportunidades na compra de ações.

Na verdade, um bom investimento é aquele cujas características estão alinhadas às suas metas, capacidade de aportes, prazo que você irá deixar o dinheiro aplicado, e, ainda, à sua estrutura emocional para lidar com riscos. 

Tanto na renda fixa quanto na renda variável há excelentes oportunidades para rentabilizar seu dinheiro. O que irá definir qual o modelo ideal, será a sua necessidade de rentabilidade para o capital que irá investir. 

Se você é iniciante, certamente deve estar se perguntando “como vou saber minha necessidade de rentabilidade?”. Comece pela matemática básica: se você sabe quanto tem hoje e qual o valor desejado dentro de determinado tempo, irá conseguir calcular qual o percentual que seu dinheiro precisa crescer nesse período.

O primeiro passo ao começar a investir é criar sua reserva de emergência, ou se você preferir, pode chamar de reserva de tranquilidade, já que é isso que ela irá proporcionar.

Esta reserva é aquele dinheiro que garante sua estabilidade em momentos que você esteja sem renda, ou naqueles em que somente a renda não é suficiente para dar conta de algum acontecimento atípico. 

Esse dinheiro não irá turbinar seu patrimônio com rentabilidade fantástica, pois não é essa a função dele. O importante para esta reserva é a liquidez. Em outras palavras, é importante que você possa ter seus recursos em mãos a qualquer momento, caso precise repentinamente. 

É importante destacar que o ranking considera o retorno bruto dos investimentos – ou seja, não leva em consideração os descontos de impostos e a própria inflação, pontos que devem ser considerados pelo investidor. 

Outro ponto de atenção é o fato de o levantamento ser uma “fotografia” de um período curto, de menos de 3 meses, enquanto a recomendação é que o investidor monte estratégia de prazo mais longo.

Agradecemos Seu Voto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *