Você sabe quais são as diferenças entre Pix, TED e DOC? Se costuma fazer muitas transferências bancárias, então fique atento. Afinal, o sistema de transferências mudou até o fim de 2020 e isso afetará a sua vida consideravelmente.

Continue lendo e saiba mais…

Grande parte das pessoas que já realizaram transferências eletrônicas, como um TED ou um DOC, já se perguntaram o porquê de tantas restrições para realizá-las. Pensando nisso, o Banco Central anunciou em 2020 a criação do PIX, método de pagamento que promete revolucionar o jeito que o brasileiro movimenta seu dinheiro.

Isso porque o PIX moderniza – e muito – o modo como as transferências acontecem na economia. Afinal, o novo sistema rompe diversas restrições que antes existiam e que atrasaram as transferências em relação à realidade dinâmica do século 21.

O Pix entrou em plena operação em outubro de 2020 e, desde então, vem promovendo uma verdadeira mudança nas transações comerciais, permitindo que muitas pessoas possam economizar com taxas e garantindo a eficácia de transferências ou pagamentos.

Atualmente, diversos usuários já podem iniciar as operações com o Pix, a partir de um cadastro simples realizado no aplicativo das agências bancárias, ou por meio do internet banking das instituições.

Parece que estamos vivendo em uma era dos filmes futuristas, onde é possível realizar pagamentos com um simples clique nos celulares e, de forma rápida, já disponibilizar o dinheiro para um novo usuário.

É a nova era, que vem caminhando aos poucos, para facilitar os trâmites, garantir mais segurança e, quem sabe, logo mais substituir o dinheiro de papel.

TED é a sigla referente à Transferência Eletrônica Disponível. Criada em 2002 pelo Banco Central, a TED é um tipo de transferência de dinheiro que permite que um valor saia hoje de uma conta e caia ainda no mesmo dia na conta de outra pessoa — desde que a transação seja feita em dias úteis e até às 17h (horário de Brasília)

. Caso a TED tenha sido feita após esse horário, o valor só vai cair na conta do destinatário no próximo dia útil.

Por padrão, o tempo para efetivar uma transferência via TED é de até 90 minutos. Ou seja, se for 10h da manhã de segunda-feira e alguém fizer uma TED para você, por exemplo, até 11h30 a grana estará na sua conta.

TED (Transferência Eletrônica Disponível)

O dinheiro enviado só será compensado no mesmo dia se a transferência for feita até às 17 horas. Depois desse horário, ficará para o dia seguinte. A TED funciona somente em dia útil.

Pix

O Pix funciona todos os dias, inclusive feriados, e em qualquer horário*. Assim, o dinheiro é compensado no mesmo dia em que a transferência é feita.

Os dois são opções de transferências bancárias. A principal diferença entre eles é a rapidez e a facilidade com que você transfere e recebe o dinheiro em sua conta.

Agradecemos Seu Voto!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.