Se você perguntar para qualquer economista qual o melhor investimento hoje no Brasil a resposta será: “para qual contexto?”. Afinal de contas, existem diversos fatores como o período, perfil de investidor e propensão ao risco que afetam essa decisão. Para quem busca um investimento a longo prazo, por exemplo.

Continue lendo e saiba mais…

Assim, a pergunta sobre “qual é a melhor alternativa para investir hoje no Brasil?” está incompleta. Ela deve vir acompanhada de um “para mim?” ao final. Em resumo, o ativo mais interessante para você não é o mesmo para outra pessoa, já que os dois podem ter perfis e objetivos diferentes.

Investir a longo prazo significa aportar dinheiro em ativos financeiros interessantes ao seu perfil de investidor com o objetivo de fazer o resgate em alguns anos. Em relação ao período em que o montante ficará aplicado depende dos objetivos que se tem.

Pode ser 5, 10, 20 ou mais anos. O que é certo é que quanto maior o prazo que você deixar seu capital empregado, maiores são as chances de obter resultados significativos.

Isso porque o efeito dos juros compostos fazem sua rentabilidade aumentar bastante, proporcionando mais tranquilidade.

Praticamente todas as aplicações financeiras têm uma data de vencimento, com exceções de ações e outras de renda variável. É essencial comparar esses prazos para poder entender qual é o mais adequado para a sua meta pessoal.

Além disso, é importante analisar quais investimentos permitem liquidar a aplicação antes do vencimento em caso de emergência.

Dessa forma, você tem segurança para investir e consegue bons retornos. Também vale destacar que, quanto maior o prazo que você deixa seu dinheiro investido, mais altas são as chances de ter resultados expressivos.

Na verdade, um bom investimento é aquele cujas características estão alinhadas às suas metas, capacidade de aportes, prazo que você irá deixar o dinheiro aplicado, e, ainda, à sua estrutura emocional para lidar com riscos. 

Tanto na renda fixa quanto na renda variável há excelentes oportunidades para rentabilizar seu dinheiro. O que irá definir qual o modelo ideal, será a sua necessidade de rentabilidade para o capital que irá investir. 

Se você é iniciante, certamente deve estar se perguntando “como vou saber minha necessidade de rentabilidade?”. Comece pela matemática básica: se você sabe quanto tem hoje e qual o valor desejado dentro de determinado tempo, irá conseguir calcular qual o percentual que seu dinheiro precisa crescer nesse período.

Agradecemos Seu Voto!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.