Saber “qual o melhor investimento hoje” é sempre uma das dúvidas mais comuns de quem está começando a investir. Se você está iniciando no mundo das finanças, é importante planejar bem seus próximos passos.

Continue lendo e saiba mais...

Depois de colocar as contas em dia e fazer o planejamento financeiro, você percebeu que consegue fazer sobrar R$ 1.000. Nesse momento, surge a pergunta: onde investir mil reais por mês?

Diferentemente do que muitos ainda pensam, não é preciso começar a investir com muito dinheiro. Isso porque existem diversas alternativas, tanto em renda fixa, quanto em renda variável, que aceitam aportes mais baixos, a partir de R$ 30.

Na verdade, um bom investimento é aquele cujas características estão alinhadas às suas metas, capacidade de aportes, prazo que você irá deixar o dinheiro aplicado, e, ainda, à sua estrutura emocional para lidar com riscos. 

Tanto na renda fixa quanto na renda variável há excelentes oportunidades para rentabilizar seu dinheiro. O que irá definir qual o modelo ideal, será a sua necessidade de rentabilidade para o capital que irá investir. 

Se você é iniciante, certamente deve estar se perguntando “como vou saber minha necessidade de rentabilidade?”. Comece pela matemática básica: se você sabe quanto tem hoje e qual o valor desejado dentro de determinado tempo, irá conseguir calcular qual o percentual que seu dinheiro precisa crescer nesse período.

É exatamente por isso que fazer um planejamento é sempre o primeiro passo antes de começar a investir. É normal que a gente gaste com coisas no dia a dia muitas vezes sem perceber. 

Provavelmente, vocês devem ter se identificado com alguns casos assim, a conta de aplicativos de corrida, por exemplo, são as que mais me assuntam no final do mês.

Entretanto, fazer o seu planejamento não é nada complicado, pode acreditar. Existem diversas formas de você montar o seu: planilha do Excel, aplicativos ou mesmo o famoso papel e caneta. O importante é descobrir o que mais funciona para você.

Não precisa também fazer esse processo para sempre. Uma vez somente já irá te ajudar a ter uma noção para onde está indo o seu dinheiro. E, como você pode começar a administrá-lo de maneira mais inteligente.

Agradecemos Seu Voto!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.