Caso a sua única forma de investimento seja a poupança, saiba que você pode estar perdendo dinheiro. Apesar do recente aumento da Selic, atualmente em 11,75%, a carteira ainda está rendendo pouco. Contudo, existem carteiras e contas totalmente gratuitas que podem possibilitar que seu dinheiro tenha rendimentos até 2 vezes maiores que a poupança em 2022. 

Continue lendo e saiba mais…

O rendimento é lançado diariamente em sua carteira e pode ser conferido na tela de extrato da plataforma. Ao receber cashback em uma compra, esse valor também passa a render durante o período de validade da promoção. O dinheiro pode ser usado para pagamento de contas, transferências e saques em caixas eletrônicos.

Você vai notar que os rendimentos oferecidos pelas carteiras digitais se referem a um percentual do CDI. Por isso, antes de seguir, vou explicar de maneira bem simples o que é isso.

O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa de referência utilizada pelos bancos para determinar o rendimento de investimentos e empréstimos entre as instituições financeiras. 

Ele não é oferecido diretamente aos investidores individuais, mas serve como referência para o mercado financeiro e fundos de renda fixa em geral. É atualizado todos os dias úteis, mas também é calculado em base mensal e anual.

Para se ter um parâmetro de comparação, em 2021 o rendimento da poupança foi de apenas 2,48%, ou 56% do CDI que fechou o ano em 4,42%. Só que a poupança tem uma liquidez mensal e não diária.

Ou seja, dependendo da data do saque, você perde o rendimento do mês vigente. Por outro lado, a poupança é isenta da cobrança de impostos, o que não acontece com todos os investimentos de renda fixa.

Na prática, uma aplicação de 100% do CDI descontado de 15% a 22,5% de imposto de renda sobre o rendimento, ainda assim vai render mais do que a poupança. Quanto maior o prazo, menor a alíquota.

No caso de resgates anteriores a 30 dias, haverá ainda incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que pode consumir quase todo rendimento. Então, quanto mais tempo deixar o dinheiro rendendo, melhor.

Agradecemos Seu Voto!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.